Ourém Fátima Granfondo

Ourém Fátima Granfondo 2026

Ourém-Fátima, o mais recente e esperado granfondo

Destino maior de peregrinação, é também um território onde o ciclismo tem grande expressão e reconhecimento público, de que são exemplos a recepção da Volta a Portugal, a Espanha, e, mais recentemente, dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e Paraciclismo. Desta feita, e de novo com o apoio do Município, em 2026 estreará Ourém-Fátima Granfondo, agendado para 18 de Outubro.

Sendo a última das sete provas da temporada, a cidade vai ainda ser palco para a consagração dos vencedores do Troféu Superprestígio, que se constitui como a maior competição de ciclismo amador realizada em Portugal. Os galardões são entregues aos atletas (masculinos e femininos) que, na classificação geral, somarem o maior número de pontos na distância em que se inscreverem: minifondo, mediofondo e granfondo.

Sem grandes desníveis ou altimetrias, os percursos vão guiar os participantes por alguns dos muitos pontos de interesse da região, onde a riqueza paisagística e biológica sobressaem. Para além da passagem por Fátima, referência mundial da peregrinação Mariana, estão garantidas incursões por Agroal (famosa pela sua praia fluvial), Freixianda (severamente castigada no período das invasões francesas), Pêras Ruivas (uma das localidades que abriga a ribeira de Seiça, onde habita uma rara espécie de lampreia de riacho) e o incontornável e lendário Castelo Medieval de Ourém, tido como um dos mais belos do país.

São, pois, vastos os interesses que fazem deste Ourém-Fátima Granfondo um evento a não perder. A opção pelo minifondo compreende uma distância de 68 km, enquanto que o mediofondo e o granfondo percorrem 101 e 137 km, respectivamente.

Sponsors

  • Organização

  • Institutional Sponsor

  • Gold Sponsor

  • Silver Sponsor

  • Media Sponsor