Douro Granfondo
Love Tiles Douro Granfondo 2026
Inscreva-se aqui!Venha connosco às origens do Douro Granfondo
O maior e mais deslumbrante granfondo de Portugal está de regresso a 10 de Maio de 2026. A aventura começa no Peso da Régua, como habitualmente, e vai levar os participantes numa jornada que percorrerá os municípios de Sabrosa, Alijó, Carrazeda de Ansiães, São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar, cuja rota estende-se pelos distritos de Vila Real, Bragança e Viseu.
Trata-se de um grande desafio que alia as paisagens deslumbrantes do Alto Douro Vinhateiro ao prazer de pedalar num ambiente que proporciona momentos de enorme tranquilidade e harmonia. Caberá, por isso, a cada participante encontrar o ritmo para esta viagem, uma vez que as distâncias e os percursos estão já definidos. São 151 os km que separam as linhas de partida e chegada do granfondo. A opção pelo mediofondo abre caminho para 114 km de emoções, enquanto que o minifondo conduz a uma aventura de 60 km. À 11.ª edição, este trajecto marca um regresso às origens do Douro Granfondo dadas as semelhanças com a prova de estreia, que aconteceu em 2015.
Nas ascensões a Favaios, Parambos, São João da Pesqueira e Tabuaço estão os pontos quentes da distância “rainha” deste Douro Granfondo. Mas será no regresso ao espinhoso Muro do Cadão (3,1 km a 10,2%) que a exigência física colocará à prova os participantes. O esforço será, todavia, bem menor aquando das passagens por São Mamede de Riba Tua e Linhares, descidas rápidas que antecedem a transposição das barragens do Tua e Valeira, respectivamente. Não menos fascinante e já a caminho da meta, a descida de Tabuaço até à foz do Tedo tem para oferecer vistas magníficas sobre o Douro.
Aqui estará, de resto, a única dificuldade que os participantes do minifondo encontrarão nesta edição. Após deixarem a emblemática EN 222, sobem a Barcos pela margem esquerda do Tedo e descem pela direita. Já o mediofondo acompanha o granfondo até Favaios, mas, aqui, inflecte a marcha em direcção a Sanfins do Douro, seguindo por Sabrosa e Provesende até atingir novamente o Pinhão para, depois, rumar a Tabuaço.
Qualquer que seja a distância a percorrer, guarde a certeza de que não apagará da memória esta grande aventura que temos para partilhar consigo.