Trail das Masseiras
Regulamento I Trail das Masseiras - 7 Setembro 2025
- CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1.1. Idade de participação
O I Trail das Masseiras decorre em trilhos e caminhos rurais do Concelho da Póvoa de Varzim e destina-se a atletas maiores de 16 anos nas provas Mini Trail e maiores de 18 anos em qualquer uma das distâncias.
1.2. Inscrição regularizada
A inscrição será feita através do site http://www.bikeservice.pt Para a participação na prova, o atleta deverá ter a sua inscrição previamente regularizada nos prazos estabelecidos e aceitar todas as normas constantes do presente regulamento. O atleta considera-se inscrito após o pagamento do valor da inscrição.
1.3. Condições físicas
É imprescindível ter a condição física adequada às características desta prova onde estão presentes em simultâneo, elevada quilometragem, longa duração de tempo para a sua conclusão, terreno montanhoso e trilhos técnicos. O terreno onde se desenrola a prova está sujeito a alterações climatéricas repentinas, pelo que os atletas poderão estar expostos a situações meteorológicas tão diferentes como: calor, frio, vento, nevoeiro e precipitação. É fundamental que o atleta tenha a noção de autogestão do esforço, quer físico, quer mental, perante situações adversas às quais poderá ficar exposto, sem que seja possível ajuda/resgate imediato. É fundamental o atleta saber como atuar em caso de pequenas lesões, indisposições gástricas, entre outras situações normais, decorrentes de atividades em trilho.
1.4. Definição da possibilidade ajuda externa
O apoio aos atletas por elementos externos à organização é apenas permitido nos postos de abastecimento, devendo o atleta, de acordo com o ponto 1.3., ter noção das suas necessidades durante a prova, assim como a sua capacidade de resolução dos problemas perante situações inesperadas.
1.5. Colocação do dorsal
O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.
1.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado, o recurso de linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.
- PROVA
2.1. Apresentação da prova
O I Trail das Masseiras é um evento organizado pela Bikeservice com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, da Junta de Freguesia de Aguçadoura e do Aguçadoura Futebol Clube. Este evento irá realizar-se no dia 7 de Setembro de 2025 com partida e chegada junto ao Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim. Conta com três provas distintas, Mini Trail, Trail Sprint e Trail Longo.
2.2. Programa
6 de Setembro de 2025
- 10h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
- 18h – Encerramento do secretariado
7 de Setembro de 2025
- 07h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais junto à partida/chegada no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
- 08h30 – Encerramento do Secretariado
Partida
- 09h00 – Partida Trail Longo
- 09h15 – Partida Trail Sprint
- 9h30 – Partida Mini Trail
13h30 – Cerimónia de entrega de Prémios
2.3. Distancia
- Mini Trail com distância de 9,5 kms
- Trail Sprint com distância de 17,5 kms
- Trail longo com distância de 31 kms
2.4. Mapa/ Perfil altimétrico
2.5. Marcações
A marcação do percurso é da responsabilidade da organização estando este assinalado com fitas/setas, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos e remover as sinalizações. Nos locais devidamente identificados haverá separação dos percursos (devidamente identificada). É absolutamente proibido aos atletas tomarem um percurso diferente daquele para o qual estão inscritos. Se o fizerem será considerado como abandono voluntário da prova e do percurso, ficando assim a organização exonerada de qualquer responsabilidade quanto à segurança, assistência e seguro da prova do respetivo atleta.
2.6. Tempo limite/Barreiras horárias
(Mais informações em breve)
2.7. Metodologia de controlo de tempos
O controlo será realizado pelo sistema de chips (inserido no dorsal) tendo o atleta que cumprir todos os controlos realizados durante o percurso para ser classificado. O chip encontra-se codificado para o atleta, é pessoal e intransmissível.
Todos os participantes deverão passar sob o pórtico de partida, sob pena de o chip não ser ativado e o seu tempo não ser cronometrado.
A leitura do chip apenas ocorrerá se este for colocado conforme as instruções.
A organização não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados resultante da má colocação do chip.
A organização desqualificará todos os atletas que efetuem a prova com:
- Mais do que um chip;
- Um chip de outro atleta.
O tempo contabilizado para a classificação começa a contar assim que é dada a partida do evento, para todos os participantes ao mesmo tempo.
2.8. Postos de controlo
Ao longo do percurso existirão postos de controlo intermédios em lugar a definir pela organização.
2.9. Locais dos abastecimentos
No Trail Sprint estará disponível um posto de abastecimento sólido e líquido e no Trail estarão disponíveis dois, em locais a definir pela organização que serão comunicados e estarão devidamente sinalizados no dia do evento. Informamos ainda que, nos abastecimentos NÃO HAVERÁ COPOS PLÁSTICOS, sendo obrigatório que o atleta se faça do próprio flask, garrafa ou recipiente semelhante.
2.10. Material obrigatório
É obrigatório o uso do seguinte material:
- Manta de sobrevivência;
- Apito;
- Telemóvel operacional;
- Reservatório para líquidos com capacidade mínima de 1L.
Todo o atleta deve possuir o material obrigatório durante toda a prova, sob pena de ser desclassificado.
2.11. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário
A organização terá um sistema de segurança ao longo de todo o percurso. Contudo, dado que será impossível realizar corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público devendo ainda respeitar o meio envolvente ao percurso, tendo consciência de que o percurso pode atravessar propriedade privada sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
2.12. Penalizações/ desclassificações
Serão desclassificados os atletas que:
- Desrespeitem o Código da Estrada;
- Não respeitem as indicações fornecidas por elementos da organização e/ou forças da ordem;
- Não passem pelo controlo zero na partida e outros pontos de passagem obrigatória ao longo do percurso;
- Não respeitem o ambiente, poluindo ou degradando o mesmo ao longo do percurso, seja pelo lançamento de desperdícios ou outros;
- Se comportem de forma desrespeitosa para o presente regulamento e/ou para o normal desenrolar da prova.
2.13. Responsabilidades perante o atleta
A inscrição na prova implicará a total aceitação do presente regulamento. Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais, ou de qualquer outra natureza, a si mesmos e/ou a terceiros. A organização declina toda a responsabilidade, em caso de acidente, de negligência, ou de roubo de objetos e/ou valores, de cada participante. Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de responsabilidade resultante dos atos acima descritos.
2.14. Seguro desportivo
A organização dispõe dos seguros obrigatórios, conforme Decreto-Lei próprio, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. Em caso de acidente, o participante deverá contactar a organização com a maior brevidade possível, até 24 horas após o término do evento, pelo que a organização não assumirá despesas de sinistros dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.
(Mais informações em breve)
- INSCRIÇÕES
3.1. Processo inscrição
A inscrição pode ser efetuada em www.bikeservice.pt a partir do dia 14 de fevereiro de 2025. Encerraremos as inscrições no dia 4 de Setembro ou assim que for atingido o número limite de participantes.
3.1.1. É reservado o direito à organização a aceitação das inscrições. Ao inscreverem-se, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.
3.2. Valores e períodos de inscrição
Fase de inscrições de 14 Fevereiro de 2025 a 16 de Março de 2025
- Mini Trail 9,5 km – 8€
- Trail Sprint 17,5 km – 12€
- Trail Longo 31 km – 22€
Fase de inscrições de 17 de Março de 2025 a 24 de Agosto de 2025
- Mini Trail 9,5 km – 10€
- Trail Sprint 17,5 km – 15€
- Trail Longo 31 km – 25€
Fase de inscrições de 25 de Agosto de 2025 a 4 de Setembro de 2025
- Mini Trail 9,5 km – 12€
- Trail Sprint 17,5 km – 18€
- Trail Longo 31 km – 28€
Nota: As inscrições encerrarão assim que for atingido o número limite de participantes.
3.3. Limite de participantes
- Mini Trail 9,5 km – 500 atletas
- Trail Sprint 17,5 km – 500 atletas
- Trail Longo 31 km – 500 atletas
3.4. Condições devolução do valor de inscrição
A inscrição será considerada pessoal e só poderá ser transmitida a outra pessoa desde que comunicado à organização até ao dia 24 de Agosto de 2025. Após este dia não serão permitas trocas de identidade da inscrição. Em todas as inscrições realizadas após o dia 24 de Agosto, o dorsal não será personalizado com o nome do participante. Depois de efetuado o pagamento, a inscrição é considerada definitiva, pelo que não haverá lugar à reclamação da devolução do valor da mesma no caso de não ser possível a participação no evento. Outros casos excecionais serão avaliados pela organização.
3.4.1. A organização só garante o tamanho da camisola oficial às inscrições confirmadas/pagas até ao dia 31 de Julho de 2025.
3.4.2. Formas de pagamento:
- Referências multibanco - após a inscrição, o participante receberá uma referência multibanco via email para pagamento.
- Mb Way
Assim que efetuar o pagamento, o dorsal será atribuído de forma automática.
3.4.3. A inscrição só será considerada válida depois de efeituado o pagamento da mesma. Isto significa que o pagamento terá de ser feito antecipadamente, não sendo possível efetuá-lo aquando do levantamento do dorsal.
3.4.4. A fatura/recibo é emitida automaticamente, após o respetivo pagamento com a informação inserida nos dados de faturação.
3.5. Material incluído com a inscrição
- Frontal personalizado com nome (inscrição paga até dia 24 de Agosto de 2025);
- T-shirt (tamanho garantido até dia 31 de Julho de 2025);
- Sistema de cronometragem;
- Seguro de acidentes pessoais;
- Abastecimentos;
- Primeiros socorros e assistência médica
- Banhos;
- Produtos hortícolas D' Póvoa
- Medalha de finisher;
- Diploma de finisher (descarregar online);
- Outros brindes que a organização consiga angariar.
3.6. Secretariado da prova
6 de Setembro de 2025
- 10h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
- 18h00 – Encerramento do secretariado
7 de Setembro de 2025
- 07h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais junto à partida/chegada no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
- 08h30 – Encerramento do Secretariado
3.6.1. É obrigatória a apresentação do CC sempre que solicitado pela organização.
- CATEGORIAS E PRÉMIOS
4.1. Entrega de Prémios
A cerimónia de entrega de prémios decorrerá junto à partida/chegada pelas 13h30horas.
4.2. Definição das categorias etárias
Para efeito de classificação dos atletas nos escalões será considerada a idade que o atleta terá a 30 de Setembro da corrente época competitiva, segundo norma da ATRP.
Assim sendo, estão previstas as seguintes categorias:
- JUN M/F (18 aos 19 anos);
- Sub-23 M/F (20 aos 22 anos);
- Séniores M/F (23 aos 39 anos);
- M/F 40 (40 aos 49 anos);
- M/F 50 (50 aos 59 anos);
- M/F 60 (+ 60 anos).
4.2. Prémios
No Mini Trail apenas serão classificados e premiados os três primeiros masculinos e femininas da geral individual.
Na prova Trail Sprint e na prova Trail Longo, haverá classificação e prémios por equipas para a qual contam os tempos dos 3 melhores atletas na classificação geral (sem distinção de sexo ou idade). No que diz respeito à classificação geral, em ambas as provas serão atribuídos troféus conforme tabela abaixo:
- Geral M/F 1º, 2º, 3º;
- JUN M/F (18 aos 19 anos) - 1º, 2º, 3º;
- Sub-23 M/F (20 aos 22 anos) - 1º, 2º, 3º;
- Séniores M/F (23 aos 39 anos) - 1º, 2º, 3º;
- M/F 40 (40 aos 49 anos) - 1º, 2º, 3º;
- M/F 50 (50 aos 59 anos) - 1º, 2º, 3º;
- M/F 60 (+ 60 anos) - 1º, 2º, 3º.
- Assistência médica
O I Trail das Masseiras terá um acompanhamento médico disponibilizado pela organização e que será acionado sempre e quando algum participante o solicite junto de um elemento do staff organizativo ou através do número de emergência médica disponível no frontal.
- INFORMAÇÕES
6.1. Como chegar
Campo de Futebol de Aguçadoura, Póvoa de Varzim.
- Direitos de imagem
A aceitação deste regulamento significa que o participante autoriza a organização do I Trail das Masseiras a gravar, total ou parcialmente, a sua participação na mesma; autoriza a utilização da sua imagem na promoção e divulgação da imagem do Trail das Masseiras sob todas as suas formas (TV, rádio, imprensa, fotos, DVD, internet, cartazes, flyers, etc.) e cede todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária da mesma sem reclamar qualquer contrapartida económica. A organização garante aos participantes o total respeito pela lei de proteção de dados.
- Disposições legais
A organização reserva-se ao direito de efetuar as modificações que considerar oportunas, no percurso ou outras, sempre e quando estas se justificarem. De igual modo reserva-se ao direito de admissão no I Trail das Masseiras. Assim, a organização é soberana na resolução de problemas que possam ocorrer durante a realização da prova
A organização não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, caso o passeio seja adiado ou cancelado por motivos de força maior.
Cabe à organização analisar e decidir sobre eventuais casos omissos e/ou excecionais.
A organização não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, ou devolver o valor da inscrição, caso o evento seja adiado ou cancelado por motivos de força maior se as condições climatéricas, ambientais ou de segurança se verifiquem extremas (ex.: incêndio florestal, tempestades, derrocadas, quedas de árvores, ciclones, conflito armado, epidemias, pandemias, etc.), caso se verifiquem estas condições o evento é cancelado ou reagendado por decisão da organização.
- Reclamações
Os protestos/reclamações deverão ser apresentados pelo delegado da equipa na mesa do Secretariado, até 15 minutos após o final da corrida a que respeita, acompanhado da importância de 25.00 € (vinte e cinco euros), os quais serão devolvidos se o protesto for considerado procedente;
- Comunicação
Ao inscrever-me no I Trail das Masseiras 2025, autorizo que a StopandGo e a Bikeservice comuniquem comigo via SMS e e-mail com os seguintes fins:
- Informação dos dados de pagamento;
- Informação dos dados de participante;
- Informação classificativa;
- Informação sobre a prova.