Trail das Masseiras

Regulamento I Trail das Masseiras - 7 Setembro 2025

  1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1. Idade de participação

O I Trail das Masseiras decorre em trilhos e caminhos rurais do Concelho da Póvoa de Varzim e destina-se a atletas maiores de 16 anos nas provas Mini Trail e maiores de 18 anos em qualquer uma das distâncias.

1.2. Inscrição regularizada

A inscrição será feita através do site http://www.bikeservice.pt Para a participação na prova, o atleta deverá ter a sua inscrição previamente regularizada nos prazos estabelecidos e aceitar todas as normas constantes do presente regulamento. O atleta considera-se inscrito após o pagamento do valor da inscrição.

1.3. Condições físicas

É imprescindível ter a condição física adequada às características desta prova onde estão presentes em simultâneo, elevada quilometragem, longa duração de tempo para a sua conclusão, terreno montanhoso e trilhos técnicos. O terreno onde se desenrola a prova está sujeito a alterações climatéricas repentinas, pelo que os atletas poderão estar expostos a situações meteorológicas tão diferentes como: calor, frio, vento, nevoeiro e precipitação. É fundamental que o atleta tenha a noção de autogestão do esforço, quer físico, quer mental, perante situações adversas às quais poderá ficar exposto, sem que seja possível ajuda/resgate imediato. É fundamental o atleta saber como atuar em caso de pequenas lesões, indisposições gástricas, entre outras situações normais, decorrentes de atividades em trilho.

1.4. Definição da possibilidade ajuda externa

O apoio aos atletas por elementos externos à organização é apenas permitido nos postos de abastecimento, devendo o atleta, de acordo com o ponto 1.3., ter noção das suas necessidades durante a prova, assim como a sua capacidade de resolução dos problemas perante situações inesperadas.

1.5. Colocação do dorsal

O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

1.6. Regras de conduta desportiva

O comportamento inadequado, o recurso de linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.

  1. PROVA

2.1. Apresentação da prova

O I Trail das Masseiras é um evento organizado pela Bikeservice com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, da Junta de Freguesia de Aguçadoura e do Aguçadoura Futebol Clube. Este evento irá realizar-se no dia 7 de Setembro de 2025 com partida e chegada junto ao Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim. Conta com três provas distintas, Mini Trail, Trail Sprint e Trail Longo.

2.2. Programa

6 de Setembro de 2025

  • 10h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
  • 18h – Encerramento do secretariado

7 de Setembro de 2025

  • 07h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais junto à partida/chegada no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
  • 08h30 – Encerramento do Secretariado

Partida

  • 09h00 – Partida Trail Longo
  • 09h15 – Partida Trail Sprint
  • 9h30 – Partida Mini Trail

13h30 – Cerimónia de entrega de Prémios

2.3. Distancia

  • Mini Trail com distância de 9,5 kms
  • Trail Sprint com distância de 17,5 kms
  • Trail longo com distância de 31 kms

2.4. Mapa/ Perfil altimétrico

9.5km@3x.jpg 17.5km@3x.jpg 31km@3x.jpg

2.5. Marcações

A marcação do percurso é da responsabilidade da organização estando este assinalado com fitas/setas, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos e remover as sinalizações. Nos locais devidamente identificados haverá separação dos percursos (devidamente identificada). É absolutamente proibido aos atletas tomarem um percurso diferente daquele para o qual estão inscritos. Se o fizerem será considerado como abandono voluntário da prova e do percurso, ficando assim a organização exonerada de qualquer responsabilidade quanto à segurança, assistência e seguro da prova do respetivo atleta.

2.6. Tempo limite/Barreiras horárias

(Mais informações em breve)

2.7. Metodologia de controlo de tempos

O controlo será realizado pelo sistema de chips (inserido no dorsal) tendo o atleta que cumprir todos os controlos realizados durante o percurso para ser classificado. O chip encontra-se codificado para o atleta, é pessoal e intransmissível.

Todos os participantes deverão passar sob o pórtico de partida, sob pena de o chip não ser ativado e o seu tempo não ser cronometrado.

A leitura do chip apenas ocorrerá se este for colocado conforme as instruções.

A organização não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados resultante da má colocação do chip.

A organização desqualificará todos os atletas que efetuem a prova com:

  • Mais do que um chip;
  • Um chip de outro atleta.

O tempo contabilizado para a classificação começa a contar assim que é dada a partida do evento, para todos os participantes ao mesmo tempo.

2.8. Postos de controlo

Ao longo do percurso existirão postos de controlo intermédios em lugar a definir pela organização.

2.9. Locais dos abastecimentos

No Trail Sprint estará disponível um posto de abastecimento sólido e líquido e no Trail estarão disponíveis dois, em locais a definir pela organização que serão comunicados e estarão devidamente sinalizados no dia do evento. Informamos ainda que, nos abastecimentos NÃO HAVERÁ COPOS PLÁSTICOS, sendo obrigatório que o atleta se faça do próprio flask, garrafa ou recipiente semelhante.

2.10. Material obrigatório

É obrigatório o uso do seguinte material:

  • Manta de sobrevivência;
  • Apito;
  • Telemóvel operacional;
  • Reservatório para líquidos com capacidade mínima de 1L.

Todo o atleta deve possuir o material obrigatório durante toda a prova, sob pena de ser desclassificado.

2.11. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

A organização terá um sistema de segurança ao longo de todo o percurso. Contudo, dado que será impossível realizar corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público devendo ainda respeitar o meio envolvente ao percurso, tendo consciência de que o percurso pode atravessar propriedade privada sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

2.12. Penalizações/ desclassificações

Serão desclassificados os atletas que:

  • Desrespeitem o Código da Estrada;
  • Não respeitem as indicações fornecidas por elementos da organização e/ou forças da ordem;
  • Não passem pelo controlo zero na partida e outros pontos de passagem obrigatória ao longo do percurso;
  • Não respeitem o ambiente, poluindo ou degradando o mesmo ao longo do percurso, seja pelo lançamento de desperdícios ou outros;
  • Se comportem de forma desrespeitosa para o presente regulamento e/ou para o normal desenrolar da prova.

2.13. Responsabilidades perante o atleta

A inscrição na prova implicará a total aceitação do presente regulamento. Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais, ou de qualquer outra natureza, a si mesmos e/ou a terceiros. A organização declina toda a responsabilidade, em caso de acidente, de negligência, ou de roubo de objetos e/ou valores, de cada participante. Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de responsabilidade resultante dos atos acima descritos.

2.14. Seguro desportivo

A organização dispõe dos seguros obrigatórios, conforme Decreto-Lei próprio, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. Em caso de acidente, o participante deverá contactar a organização com a maior brevidade possível, até 24 horas após o término do evento, pelo que a organização não assumirá despesas de sinistros dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

(Mais informações em breve)

  1. INSCRIÇÕES

3.1. Processo inscrição

A inscrição pode ser efetuada em www.bikeservice.pt a partir do dia 14 de fevereiro de 2025. Encerraremos as inscrições no dia 4 de Setembro ou assim que for atingido o número limite de participantes.

3.1.1. É reservado o direito à organização a aceitação das inscrições. Ao inscreverem-se, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

3.2. Valores e períodos de inscrição

Fase de inscrições de 14 Fevereiro de 2025 a 16 de Março de 2025

  • Mini Trail 9,5 km – 8€
  • Trail Sprint 17,5 km – 12€
  • Trail Longo 31 km – 22€

Fase de inscrições de 17 de Março de 2025 a 24 de Agosto de 2025

  • Mini Trail 9,5 km – 10€
  • Trail Sprint 17,5 km – 15€
  • Trail Longo 31 km – 25€

Fase de inscrições de 25 de Agosto de 2025 a 4 de Setembro de 2025

  • Mini Trail 9,5 km – 12€
  • Trail Sprint 17,5 km – 18€
  • Trail Longo 31 km – 28€

Nota: As inscrições encerrarão assim que for atingido o número limite de participantes.

3.3. Limite de participantes

  • Mini Trail 9,5 km – 500 atletas
  • Trail Sprint 17,5 km – 500 atletas
  • Trail Longo 31 km – 500 atletas

3.4. Condições devolução do valor de inscrição

A inscrição será considerada pessoal e só poderá ser transmitida a outra pessoa desde que comunicado à organização até ao dia 24 de Agosto de 2025. Após este dia não serão permitas trocas de identidade da inscrição. Em todas as inscrições realizadas após o dia 24 de Agosto, o dorsal não será personalizado com o nome do participante. Depois de efetuado o pagamento, a inscrição é considerada definitiva, pelo que não haverá lugar à reclamação da devolução do valor da mesma no caso de não ser possível a participação no evento. Outros casos excecionais serão avaliados pela organização.

3.4.1. A organização só garante o tamanho da camisola oficial às inscrições confirmadas/pagas até ao dia 31 de Julho de 2025.

3.4.2. Formas de pagamento:

  • Referências multibanco - após a inscrição, o participante receberá uma referência multibanco via email para pagamento.
  • Mb Way

Assim que efetuar o pagamento, o dorsal será atribuído de forma automática.

3.4.3. A inscrição só será considerada válida depois de efeituado o pagamento da mesma. Isto significa que o pagamento terá de ser feito antecipadamente, não sendo possível efetuá-lo aquando do levantamento do dorsal.

3.4.4. A fatura/recibo é emitida automaticamente, após o respetivo pagamento com a informação inserida nos dados de faturação.

3.5. Material incluído com a inscrição

  • Frontal personalizado com nome (inscrição paga até dia 24 de Agosto de 2025);
  • T-shirt (tamanho garantido até dia 31 de Julho de 2025);
  • Sistema de cronometragem;
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Abastecimentos;
  • Primeiros socorros e assistência médica
  • Banhos;
  • Produtos hortícolas D' Póvoa
  • Medalha de finisher;
  • Diploma de finisher (descarregar online);
  • Outros brindes que a organização consiga angariar.

3.6. Secretariado da prova

6 de Setembro de 2025

  • 10h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
  • 18h00 – Encerramento do secretariado

7 de Setembro de 2025

  • 07h00 – Abertura do Secretariado para entrega de dorsais junto à partida/chegada no Campo de Futebol de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim
  • 08h30 – Encerramento do Secretariado

3.6.1. É obrigatória a apresentação do CC sempre que solicitado pela organização.

  1. CATEGORIAS E PRÉMIOS

4.1. Entrega de Prémios

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá junto à partida/chegada pelas 13h30horas.

4.2. Definição das categorias etárias

Para efeito de classificação dos atletas nos escalões será considerada a idade que o atleta terá a 30 de Setembro da corrente época competitiva, segundo norma da ATRP.

Assim sendo, estão previstas as seguintes categorias:

  • JUN M/F (18 aos 19 anos);
  • Sub-23 M/F (20 aos 22 anos);
  • Séniores M/F (23 aos 39 anos);
  • M/F 40 (40 aos 49 anos);
  • M/F 50 (50 aos 59 anos);
  • M/F 60 (+ 60 anos).

4.2. Prémios

No Mini Trail apenas serão classificados e premiados os três primeiros masculinos e femininas da geral individual.

Na prova Trail Sprint e na prova Trail Longo, haverá classificação e prémios por equipas para a qual contam os tempos dos 3 melhores atletas na classificação geral (sem distinção de sexo ou idade). No que diz respeito à classificação geral, em ambas as provas serão atribuídos troféus conforme tabela abaixo:

  • Geral M/F 1º, 2º, 3º;
  • JUN M/F (18 aos 19 anos) - 1º, 2º, 3º;
  • Sub-23 M/F (20 aos 22 anos) - 1º, 2º, 3º;
  • Séniores M/F (23 aos 39 anos) - 1º, 2º, 3º;
  • M/F 40 (40 aos 49 anos) - 1º, 2º, 3º;
  • M/F 50 (50 aos 59 anos) - 1º, 2º, 3º;
  • M/F 60 (+ 60 anos) - 1º, 2º, 3º.
  1. Assistência médica

O I Trail das Masseiras terá um acompanhamento médico disponibilizado pela organização e que será acionado sempre e quando algum participante o solicite junto de um elemento do staff organizativo ou através do número de emergência médica disponível no frontal.

  1. INFORMAÇÕES

6.1. Como chegar

Campo de Futebol de Aguçadoura, Póvoa de Varzim.

  1. Direitos de imagem

A aceitação deste regulamento significa que o participante autoriza a organização do I Trail das Masseiras a gravar, total ou parcialmente, a sua participação na mesma; autoriza a utilização da sua imagem na promoção e divulgação da imagem do Trail das Masseiras sob todas as suas formas (TV, rádio, imprensa, fotos, DVD, internet, cartazes, flyers, etc.) e cede todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária da mesma sem reclamar qualquer contrapartida económica. A organização garante aos participantes o total respeito pela lei de proteção de dados.

  1. Disposições legais

A organização reserva-se ao direito de efetuar as modificações que considerar oportunas, no percurso ou outras, sempre e quando estas se justificarem. De igual modo reserva-se ao direito de admissão no I Trail das Masseiras. Assim, a organização é soberana na resolução de problemas que possam ocorrer durante a realização da prova

A organização não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, caso o passeio seja adiado ou cancelado por motivos de força maior.

Cabe à organização analisar e decidir sobre eventuais casos omissos e/ou excecionais.

A organização não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, ou devolver o valor da inscrição, caso o evento seja adiado ou cancelado por motivos de força maior se as condições climatéricas, ambientais ou de segurança se verifiquem extremas (ex.: incêndio florestal, tempestades, derrocadas, quedas de árvores, ciclones, conflito armado, epidemias, pandemias, etc.), caso se verifiquem estas condições o evento é cancelado ou reagendado por decisão da organização.

  1. Reclamações

Os protestos/reclamações deverão ser apresentados pelo delegado da equipa na mesa do Secretariado, até 15 minutos após o final da corrida a que respeita, acompanhado da importância de 25.00 € (vinte e cinco euros), os quais serão devolvidos se o protesto for considerado procedente;

  1. Comunicação

Ao inscrever-me no I Trail das Masseiras 2025, autorizo que a StopandGo e a Bikeservice comuniquem comigo via SMS e e-mail com os seguintes fins:

  • Informação dos dados de pagamento;
  • Informação dos dados de participante;
  • Informação classificativa;
  • Informação sobre a prova.