Gerês Granfondo

Reconco Gerês Granfondo 2026

Inscreva-se aqui!

De regresso às barragens, à Cabreira e aos 'muros'

Há um par de atributos que conferem ao Reconco Gerês Granfondo um estatuto inigualável: acontece na única área protegida com a categoria de Parque Nacional e distingue-se por ser o mais antigo granfondo de Portugal. A 13.ª edição tem lugar a 7 de Junho de 2026 e marca o regresso à serra da Cabreira, a algumas das mais bonitas barragens do País e, ainda, aos 'muros' de Pincães (Gerês) e da Ermida (Amarela).

Quem optar pela distância mais curta (minifondo) terá pela frente um desafio com 56 km, de dificuldade média-baixa. A subida da barragem da Caniçada para as Cerdeirinhas é de transposição fácil e dali para a de Salamonde – aninhada entre as serras da Cabreira e do Gerês – é sempre a descer. Ficarão a faltar as passagens por Fafião e a ascensão do 'muro' da Ermida. São 3 km com uma pendente média de 6,5%, mas os mil metros iniciais fazem-se a (duros) 11,8%.

Este postal classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera surgirá ainda mais ilustrado aos olhos dos participantes que optarem pelos 89 km do mediofondo. A albufeira do Ermal e a serra da Cabreira estão entre os itinerários de passagem, seguindo-se Salamonde, já no sopé da encosta, que conduzirá os granfondistas até à rampa da Ermida, a última grande dificuldade desta distância.

Continuando a entrecortar territórios de Vieira do Minho e Terras de Bouro, a aventura será ainda mais gratificante (e exigente!) para aqueles que abraçarem o desafio de completar o granfondo. São 130 km marcados por paisagens arrebatadoras que, para além dos locais já enunciados, abrirão caminho até à barragem Venda Nova. Situada na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, onde confluem os rios Cávado e Rabagão, daqui nascerá o impulso para atacar os 'muros' de Pincães (2km/10,7%) e da Ermida.

Sponsors

  • Organização

  • Naming Sponsor

  • Institutional Sponsor

  • Gold Sponsor

  • Silver Sponsor

  • Media Sponsor